Os melhores produtos para limpar o aço inox são a água, o sabão, os detergentes suaves e neutros e os removedores à base de amônia ou amoníacos, diluídos em água morna, aplicados com um pano macio ou uma esponja de náilon. Depois basta enxaguar com bastante água, preferencialmente morna, e secar com um pano macio. A secagem é extremamente importante para evitar o aparecimento de manchas na superfície do produto. Nunca utilize esponja de aço comum na limpeza do aço inox, pois, além de arranhar as partes polidas, deixa minúscula particular que podem vir a provocar manchas.
Em caso de sujeira moderada, quando a limpeza de rotina não for suficiente, aplique uma mistura feita de gesso ou bicarbonato de sódio dissolvido em álcool de uso doméstico até formar uma pasta. Use um pano macio ou esponja de náilon para passar na superfície de aaço inox. Se preferir, use também uma escova de cerdas macias, tomando cuidado: faça-o sempre da maneira mais suave possível, utilizando passadas longas e uniformes, no sentido do acabamento. Evite esfregar com movimentos circulares. Depois é só enxaguar com bastante água, preferencialmente morna, e secar com um pano macio.
Faça uma pré-imersão em detergente suave ou neutro e água morna ou quente, ou solução de um removedor à base de amônia (removedores caseiros) e água. Se isso não for o suficiente para amolecer a sujeira ou manchas, recorra a produtos mais agressivos como removedores à base de soda cáustica empregados na limpeza doméstica. Siga o procedimento indicado para remover manchas leves. Repita se necessário. Se a sujeira persistir, utilize um método mais severo, como o emprego de produtos mais abrasivos como os sapólios. Importante: Usar somente como recurso final. Por fim, enxágue e siga as etapas de limpeza de rotina.
Limpe os depósitos grossos com um pano ou toalha de papel. Em seguida, mergulhe a peã numa solução morna de detergente ou amoníaco. Depois siga os procedimentos da limpeza de rotina.
Remova as manchas com um pano macio ou toalha de papel umedecido em álcool (de preferência isopropílico encontrado em farmácias de manipulação), ou solvente orgânico (éter, benzina e acetona). Para diminuir as chances de uma nova ocorrência, aplique um polidor doméstico à base de cera ou vaselina líquida sobre a superfície limpa e seca.
Descole o máximo que puder. Mergulhe a peça em água morna e esfregue com um pano macio. Se o adesivo persistir, seque e esfregue suavemente com álcool ou solvente orgânico. Mas cuidado: nunca raspe a superfície do aço inox com lâmina, espátula ou abrasivos grossos.
Estas manchas exigirão que se esfregue vigorosamente a superfície manchada com uma pasta feita com abrasivo doméstico fino (sapólio), água e ácido nítrico a 10%, utilizando uma bucha de polimento. O tratamento com ácido deverá ser seguido sempre de um enxágue em solução de amônia ou de bicarbonato de sódio e limpeza de rotina. Tenha em mente que esta operação pode comprometer o aspecto visual do produto, devendo ser empregada apenas em último caso.
Uma película plástica adesiva durante a fabricação, transporte e montagem, normalmente protege as peças de aço inox. Esta película deverá ser removida assim que não for mais necessária para a proteção das peças. Embora proporcionem proteção contra danos e sujeira, algumas películas plásticas deterioram quando expostas à radiação ultravioleta da luz do sol, o que dificulta a remoção. A cola da película poderá também se agarrar à superfície do aço inox. Para remover a cola, siga as instruções de Rótulos e Etiquetas.
Respingos de massa e cimento podem ser removidos com uma solução contendo uma pequena quantidade de ácido fosfórico. Enxague com água (de preferência deionizada) e seque. Nunca use produtos removedores de massa ou ácido clorídrico diluído no aço inoxidável.
Partículas de ferro provenientes de ferramentas ou por contato com estruturas de aço devem ser removidas imediatamente com esponja de náilon e produtos de limpeza para aço inox que contenha ácido fosfórico.